quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

[Retiro espiritual] Quarta-feira: O Juízo



Algumas observações para o retiro espiritual:

Oração inicial: Invocar o Espírito Santo, para que esteja na presença de Deus.

Depois reze: "Meu Deus, arrependo-me de todo o coração de vos ter ofendido; concedei-me a graça de compreender bem as verdades que vou meditar e abrasai-me no vosso amor. Santíssima vigem Maria, Mãe de Jesus, meu anjo da Guarda e todos os santos de céu, rogai por mim”.

Leia o texto e nas partes que chamar mais sua atenção, pare e reflita sobre o trecho. Se possível leia mais de uma vez durante o dia.

No final Reze: Um Pai Nosso, Ave Maria e o Credo. 



O Juízo


O Juízo é a sentença que o salvador há de pronunciar no fim de nossa vida, sentença com a qual fixará o destino de cada um por toda a eternidade. Apenas a alma tiver saído do corpo, comparecerá logo perante o supremo juiz. A primeira coisa que torna este comparecimento terrível á alma do pecador, é que a alma se encontrará sozinha na presença de um Deus desprezado, de um Deus que conhece todos os segredos do nosso coração, todos os nossos pensamentos. E que levaremos conosco?Levaremos aquele pouco de bem ou de mal que tivermos feito durante a vida: Ut réferat unusquísque própria corporis, prout gessit, sive bonum, sive malum.Não se pode então inventar nem escusa nem pretexto nenhum. Santo Agostinho, falando deste tremendo comparecimento, disse: “Quando tu, ó homem, compareceres diante do criador para ser julgado, terás sobre tua cabeça um juiz indignado; de um lado os pecados que te acusam; de outro os demônios prontos a executar a condenação; dentro de ti uma consciência que te agita e te atormenta; debaixo de ti um inferno aberto, pronto a tragar-te.Em tais apertos, para onde irás, para onde fugirás?”.Feliz de ti, ó meu filho, se tiveres feito o bem durante a tua vida.Entretanto o divino juiz abrirá os livros da consciência e começará o exame: Judícium sedit, et livre apérti sunt.

Então dirá aquele juiz inapelável: quem és tu? – Sou um Cristão, responderás. –Bem, replicará Ele; se és Cristão, vamos ver se procedeste como Cristão. Em seguida começará a recordar as promessas feitas no Santo Batismo, pelas quais renunciaste ao demônio, ao mundo, á carne; lembrar-te-á as graças que te concedeu as muitas vezes que recebeste os sacramentos, as pregações, as instruções, os avisos dos confessores, as correções dos pais: Tudo será posto diante de ti. –Mas tu, dirá então o divino juiz, apesar de tantos dons, de tantas graças, oh! Quão mal correspondestes a tua profissão de cristão!Mal chegando a idade em que apenas começavas a conhecer-Me, começaste a ofender-Me com mentiras, com faltas de respeito na igreja, com desobediências a teus pais e com muitas outras transgressões dos teus deveres. Ainda bem se com o ocorrer dos anos tivesses melhorado o teu procedimento; mas não: Justamente com a idade aumentou em ti, infelizmente, também o desprezo a minha lei. Missas perdidas, profanação dos dias santos, blasfêmias, jejuns não observados, confissões mal feitas, comunhões na morte termina o tempo da misericórdia. Recomendar-se-á aos anjos, aos santos, a Maria Santíssima; e Maria responderá por todos:
Agora e que pedes o meu auxílio?Não me quiseste por Mãe durante a vida e agora já não te quero por filho; já não te conheço.Então o pecador, não encontrando mais nenhum refúgio, bradará as montanhas, aos rochedos, que o cubram e eles não se moveram.

Invocará o inferno e vê-lo-á aberto: Inférius horréndum chaos. Esse é o momento em que o inexorável juiz proferirá a tremenda sentença: filho infiel, dirá, para longe de mim.Meu Pai celeste te amaldiçoou: Eu também te amaldiçoo.Vai para o fogo eterno a gemer e sofrer com os demônios por toda a eternidade: Discédite a me, maledíeti, in ignem aetérnum. Aquela alma infeliz, ante de afastar-se para sempre do seu Deus, volverá pela última vez o olhar ao Céu e no auge da desolação dirá: Adeus, companheiros, adeus, amigos que habitais o reino da glória; adeus, pai, mãe, irmãos, irmãs; vós gozareis para sempre e eu serei para sempre atormentado.Adeus, meu anjo da guarda, anjos e santos todos do paraíso: Não vos tornarei a ver jamais.Adeus, ó Salvador, adeus ó cruz santa, adeus, ó sangue em vão por mim derramado; não vos tornarei a ver jamais.Desde este momento eu não sou filho de Deus; serei para sempre escravos dos demônios no inferno.Então os demônios, que se tornaram senhores desta alma, arrastando-a e empurrando-a, a farão cair nos seu abismos de torturas, de misérias, de tormentos eternos. Meu filho não receia que tal sentença seja também a tua?Ah! Por amor de Jesus e de Maria, prepara com boas obras uma sentença favorável e lembra-te que como é terrível a sentença proferida contra o pecador, igualmente consolador será o convite que há de dirigir Jesus a quem vivem cristãmente. Vêm, dirá, vêm para posse da glória que te preparei. Tu me serviste com fidelidade no prevê tempo de tua vida; agora gozarás eternamente: Intra in gáudium Dómine tui.

Meu Jesus conceda-me a graça de poder ser também eu um desses bem-aventurados. Virgem santíssima ajudei-me; protegei-me na vida e na morte e especialmente quando me apresentar ao vosso Filho para ser julgado.

Trecho do livro Jovem instruído,  São João Bosco.

Para  Os outros dias click no link abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário